Times de futebol, escudos, marcas e marketing
Palmeiras e Red Bull Brasil disputaram recentemente uma partida amistosa de futebol na Arena Palmeiras, Allianz Park.
Na transmissão da partida a emissora SPORT TV optou por não referir-se ao nome do time Red Bull Brasil tal qual como concebido pelo próprio time e, ainda, alterou o escudo que o identifica...tudo com o propósito de omitir a marca "Red Bull" que integra tanto o nome do time, quanto o seu símbolo.
A alteração do
escudo/logomarca do time, configura violação à Lei de Propriedade Industrial
(LPI) e, também, violação de Direito Autoral, vez que além de uma marca
registrada, o escudo do time é também uma obra autoral protegida e não poderia
ser alterada por terceiros sem o consentimento de seu titular.
Parte disso
também se aplica aos nomes das Arenas... acredito.
Por fim,
parece oportuno anotar que num momento em que é evidente que precisamos de
menos Estado e mais iniciativa privada em tudo no Brasil, atitudes assim, por
parte dos órgãos de imprensa, desmobilizam o capital privado no esporte (no
caso em questão), o que é, certamente, um desserviço ao esporte, ao
entretenimento e ao país.
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