Magazine Luiza deve alterar campanha “Este Condomínio é Meu” por recomendação do Conar


O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recomendou ao Magazine Luiza a alteração de sua campanha promocional chamada "Este Condomínio é Meu”.

A promoção, ainda em vigor, oferece como prêmio um condomínio. Ocorre que consumidores se queixaram alegando que o prêmio de R$ 1 milhão em barras de ouro não era suficiente para aquisição de cinco casas semelhantes às mostradas no anúncio.

O Magazine Luiza se pronunciou dizendo que respeita e concorda com as decisões do Conar e atenderá às orientações. Em sua defesa perante o órgão, a empresa alegou a conformidade da promoção, seja quanto ao registro junto às autoridades competentes, seja quanto ao aspecto criativo.

No regulamento da promoção, consta que o estudo para estabelecer o valor da casa baseou-se no programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal.

O relator do Conar propôs a alteração dos anúncios de maneira que fique claro que o condomínio é apenas uma sugestão de premiação e também que sejam indicadas as bases usadas para calcular a possibilidade de compra de cinco casas.

Fora proposta ainda, uma advertência ao anunciante e sua agência por terem se utilizado de sobrados como sugestão de prêmio nos anúncios quando no programa Minha Casa Minha Vida, declaradamente usado como referência na campanha, não contempla casas deste porte.

Confira o vídeo da campanha:


Dra. Valéria Barini De Santis. Advogada empresarial desde 1999, é responsável pela
área de Direito Publicitário do escritório Barini De Santis Advogados, consultora jurídica
da APP CAMPINAS - Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas, membro
da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Industrial e professora universitária.
Possui mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,
especialização em Direito da Propriedade Imaterial pela Escola Superior de Advocacia da
OAB/SP e em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade de Católica de São Paulo.

2014 © Barini De Santis