Amil vai ao Supremo Tribunal Federal em defesa de sua marca

A Amil, empresa de assistência médica, recorreu ao judiciário para impedir que outras empresas usem o mesmo nome em sua razão social.

A Amil visa impedir que outra empresa de Santa Catarina, a Amil Desentupidora e Dedetizadora, continue utilizando esse nome.

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina entendeu que nenhuma das duas empresas possui marca de alto renome reconhecida pelo INPI, entendimento mantido pelo Superior Tribunal de Justiça.

Inconformada a Amil recorreu ao STF que inicialmente negou seguimento ao recurso da empresa que apresentou novo recurso perante a mesma corte, cujo julgamento ainda não tem data.

Todas as instâncias têm mantido o mesmo entendimento no sentido de que nenhuma das duas empresas possui marca de alto renome perante o INPI, além do fato de serem empresas de segmentos distintos o que não causa confusão entre os consumidores. Assim, nenhuma das empresas pode ter exclusividade no uso do nome Amil.

As marcas reconhecidas pelo INPI como de alto renome gozam de proteção especial, que vai além do seu ramo de atuação, podendo impedir o uso de nomes semelhantes por outras empresas, seja qual for seu segmento.

A Amil (assistência médica) informou que tenta obter junto ao INPI o reconhecimento de sua marca como sendo de alto renome.

Confira a matéria completa no site do G1.


Dra. Valéria Barini De Santis. Advogada empresarial desde 1999, é responsável pela
área de Direito Publicitário do escritório Barini De Santis Advogados, consultora jurídica
da APP CAMPINAS - Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas, membro
da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Industrial e professora universitária.
Possui mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,
especialização em Direito da Propriedade Imaterial pela Escola Superior de Advocacia da
OAB/SP e em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade de Católica de São Paulo.

2014 © Barini De Santis