Uso indevido de marcas na Copa
Conforme
já mencionamos em outros posts, a Copa do Mundo 2014 tem gerado discussões e
polêmicas que vão muito além do futebol.
As
discussões referem-se sobre a publicidade envolvendo detalhes que remetam ao
mundial e à seleção brasileira.
Já
dissemos que os direitos sobre à seleção brasileira de futebol pertencem à CBF
que usa de todos os meios que dispõe para evitar o marketing de emboscada que
algumas empresas insistem em praticar.
Notícia
de hoje, veiculada pelo site G1 informa que a FIFA já identificou cerca de 450
casos de uso indevido de marcas na Copa.
A
Federação mantem um departamento com a incumbência de cuidar da proteção de
suas marcas, bem como, mantem representações em cada uma das cidades-sede do
Mundial.
Segundo
definições da Lei Geral da Copa, os símbolos oficiais e os termos e marcas
registrados pela Fifa não podem ser usados sem autorização expressa da entidade.
A
entidade possui atualmente 1116 marcas registradas no Brasil, sendo que
aproximadamente 400 pedidos de registro foram feitos após a vigência da Lei
Geral da Copa.
O
INPI concedeu também à FIFA uma série de registros de marcas de alto renome.
Vale
a pena conferir a íntegra da matéria no site do G1.