Novas disputas envolvendo o direito de uso do nome ou imagens da seleção brasileira de futebol


Conforme já mencionamos em outro texto, as campanhas que envolvam o tema Copa do Mundo 2014 merecem cuidados especiais, notadamente quando há a intenção de envolver a seleção brasileira de futebol.

Os direitos de propriedade sobre o time pertencem à CBF e apenas os patrocinadores da seleção podem veicular campanhas que estabeleçam relação com a mesma.

Corroborando nosso alerta, notícias desta última semana dão conta de que o Departamento Jurídico da entidade tem trabalhado bastante.

Desde 2013, foram cerca de 35 notificações a empresas que estariam usando imagens dos jogadores da selação sem a devida autorização.

A polêmica da vez envolve as companhias aéreas TAM e GOL. Isso porque a TAM está veiculando campanha na qual afirma que irá trazer nossos craques de volta para casa e a GOL que investiu cerca de R$ 17 milhões em patrocínio no último ano, ofereceu denúncia ao CONAR requerendo que a campanha fosse tirada do ar.  A liminar foi negada e o julgamento deverá ocorrer em maio.

Outros casos envolvem a Adidas e a Nike, pois aquela lançou uniformes de alguns clubes com as cores verde e amarelo, sendo que a Nike que é a empresa patrocinadora da seleção. Outro caso envolve a Hyudai e a Volkswagen, caso já noticiado por nós.

Dra. Valéria Barini De Santis. Advogada empresarial desde 1999, é responsável pela
área de Direito Publicitário do escritório Barini De Santis Advogados, consultora jurídica
da APP CAMPINAS - Associação dos Profissionais de Propaganda de Campinas, membro
da ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Industrial e professora universitária.
Possui mestrado em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie,
especialização em Direito da Propriedade Imaterial pela Escola Superior de Advocacia da
OAB/SP e em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade de Católica de São Paulo.

2014 © Barini De Santis